Três anos sem Hermes e Renato e reflexões sobre o humor





por Bruno Marise

Depois de anos de especulação e boatos, o humorista Marcelo Adnet finalmente deixou a MTV e assinou contrato com a Globo. Hoje já deu sua primeira entrevista como global. É uma pena. Considero o cara o melhor humorista em atividade no Brasil, pode até ser ( e torço muito pra isso) que ele faça um bom trabalho na emissora. Sou longe de ser aqueles caras que pregam contra o canal de Roberto Marinho 24h por dia, mas sabemos que o Padrão Globo de Qualidade sempre limita a criatividade, ainda mais em se tratando de um humorista. Mas que caralhos eu tô falando do Adnet em um texto sobre o Hermes e Renato? Bom, o cara foi o último reduto de humor no canal musical por alguns anos, posto que pertenceu ao grupo fluminense por muito tempo. E há três anos eles seguiram o mesmo caminho do novo humorista da Rede Globo: Após mais de dez anos de MTV, anunciaram sua ida para a Rede Record para fazer parte do novo projeto de Marcos Mion, o constrangedor  Legendários. A ex-emissora, porém, reteu todos os nomes de personagens e quadros e também a marca "Hermes e Renato". O quinteto mudou de nome para Banana Mecânica e assim morreu o grupo humorístico mais genial que já passou por esse país.

Se você viveu hibernando nos últimos vinte anos e nunca ouviu falar em Hermes e Renato, provavelmente o Boça ou o Joselito você conhece. Se mesmo assim ainda tá se perguntando que porra é essa, calma, eu explico. Em 1999, um grupo de amigos (Fausto Fanti, Adriano Silva, Bruno Sutter, Marco Alves e Felipe Torres) de Petrópolis no Rio de Janeiro, decidiu enviar uma fita VHS com alguns quadros criados por eles ,para a MTV. A emissora se interessou e começou a exibir algumas das esquetes de 15 minutos durante a programação. A aceitação foi boa, e o grupo foi contratado e batizado de Hermes e Renato, nomes dos personagens de um desses quadros: Dois bicheiros cariocas do estilo malandro inspirados no cinema brasileiro dos anos 70. A merda estava feita. 

Com uma estética propositalmente tosca e malfeita, humor totalmente escrachado, palavrões a rodo e uma mistura de Trapalhões com Chaves e Costinha o grupo destilou sua genialidade por dez temporadas na emissora musical, até que a necessidade de pagar as contas os levou a Record. Não estou os julgando, os caras já eram pais de família e tinham uma proposta irrecusável na mão. Só fico triste que aquele programa incrível e hilário que eu acompanhava com afinco desde que era um pivete chato, ia acabar. Nunca  esqueço da primeira vez que assisti. Uma noite de terça-feira, e eu na cama sem sono mudando de canal até que largo na MTV e ponho o controle de lado. Começa o tal de Hermes e Renato que eu sempre via as chamadas durante o dia mas nunca tinha parado pra assistir. O primeiro quadro é uma paródia do clássico programa do Bozo, o Palhaço Gozo. Lembro que passei mal de tanto rir. Ainda teve uma sátira do mestre Alborghetti, o programa Chapa Quente. Pronto ali os caras me ganharam. Imagina pra um moleque de 12 anos, um humorístico quase anárquico cheio de palavrões e bagaceira ao extremo, isso em plena TV aberta. Aquilo era a coisa mais genial do mundo. No dia seguinte, claro, contei pra todos os amigos na escola da nova descoberta que tinha feito e imitava todos os quadros durante o intervalo das aulas.


O melhor da baixaria

Vou tentar lembrar aqui os melhores quadros e esquetes dos bons tempos de H&R:

Hermes e Renato

O quadro que deu origem ao grupo consistia em dois malandros cariocas, interpretados por Fausto Fanti (Hermes) e Marco Alves (Renato) e representavam toda a escrotisse e baixo calão do programa. Nas últimas temporadas esse quadro ficou meio esquecido, mas está entre os mais inspirados do grupo. Dá uma ligada na esquete "Filho Viado" aí embaixo.



Documento Trololó

Uma paródia dos programas a la Globo Repórter, o Documento Trololó está entre as coisas mais genialmente engraçadas que o H&R já fez. Recomendo que assistam todos. Só pra ter uma ideia o "programa" tratava de assuntos como Sogras Violentas, Vagabundos, Pessoas Feias e Muambeiros.




Chapa Quente

Uma homenagem dos caras ao falecido mestre Alborghetti. Os esporros na equipe, os merchans ridiculamente exagerados e as matérias sensacionalistas foram todos reproduzidos com maestrias e com o exagero habitual dos humoristas. Os crimes abordados eram coisas do tipo "Ladrão de doce leva 365 tiros" e "Mulher morre devido a SPM (Surra de Pau Mole)".




Merda Acontece

Um programa que conta o drama de pessoas que sentem vontade de cagar em situações inusitadas com um apresentador vestido de merda (Felipe Torres). Precisa falar mais alguma coisa?



Joselito

Talvez o personagem mais famoso do H&R ao lado do Boça. Joselito, o Sem Noção (Adriano Silva) é inspirado naquele cara folgado que tá sempre esculachando e zuando todo mundo. Digite "Joselito" no Youtube e veja tudo que puder.




Cozinha do Away

A figuraça Gil Brother, o Away de Petropólis (Que hoje tem um canal no Youtube) era um artista de rua do Rio já conhecido de alguns dos membros do H&R que o chamaram pra fazer uma participação em um dos episódios. Perceberam que ele tinha um grande talento de improvisação, e o Away acabou entrando pro grupo, sendo responsável por alguns dos melhores momentos de toda a história do grupo, como a brilhante e de mijar de rir Cozinha do Away.





Não vai dar pra falar de todas os quadros bons que o H&R criou, até porque ainda tenho muita coisa pra escrever, mas não deixem de ir atrás desses: Programa Cláudio Ricardo, Igreja Pentecostal Loucuras de Meu Deus, Causos do Acaso, Area 51, Tolerância Mil, Drops Away News, Notícia Sativa e Jornal Jornal, Jegueass...



Outros formatos

O Hermes e Renato algumas vezes fugiu de seu habitual programa e se aventurou em outros projetos, tão bons quanto o show original. Vou lembrar deles aqui.



Especial de Natal

Ah, os bons tempos. Treze anos nas costas, sem preocupação nenhuma, final de ano, férias. E na TV um especial de Natal de H&R. Esse especial está entre as melhores coisas que o grupo já fez. Só a paródia do documentário "Super Size Me" com o Fausto Fanti alertando sobre as ameaças do Bolovo já valem o programa todo. Não consegui achar o especial na íntegra pra postar aqui, mas é só pesquisar no Youtube que tem ele picotado.



Novelas

O Proxeneta

Depois de sete temporadas no ar, o H&R decide produzir sua primeira novela. Em outubro de 2006 vai ao ar, O Proxeneta, com 10 episódios que contam a história de Franco Faraco, presidente de uma fábrica de privadas (Barro na Louça Corporation), que sobrevive a uma tentativa de assassinato do misterioso par de botas pretas. Impossível descrever o quão engraçado é essa porra. No Youtube tem a novela completinha.



Sinhá Boça

Deixei de falar do Boça lá em cima pra poder lembrar dele aqui. O personagem mais famoso do H&R surgiu em algumas esquetes como uma sátira dos paulistanos, do tipo crianção de 30 e poucos anos, mimado e criado pela vó. Depois do bom resultado de O Proxeneta, os caras resolveram fazer mais uma novela, dessa vez com o Boça como personagem principal. Mais uma pérola engraçadíssima. Também completa no Youtoba. Já devo ter assistido essa bagaça umas 10 vezes, sem exagero, e racho de rir cada vez que vejo.



Tela Class

Depois de duas novelas, o quinteto arrisca mais um projeto: Uma série de redublagens de filmes B dos anos 70/80 no estilo do Bátima Feira da Fruta. O resultado é brilhante, mais uma vez. Recomendo que assistam Boquinha de Cemitério, A Vingança do Ídalo, Garras de Baitola e Tretas de Honk Kong, além do vídeo aqui embaixo.





O papo furado do Humor Inteligente

Não tem dessa de humor inteligente. Existe o engraçado e o sem graça. Se um negócio te faz rir, dane-se se é uma piada de papagaio ou uma baita crítica social elaborada. Se é engraçado, é engraçado, ponto. O CQC começou com essa historinha lá em 2008, quando estreou e muitos foram na onda. Era até legal no começo, não porque era "inteligente" ou uma "crítica aos políticos", simplesmente porque te fazia rir numa segunda feira à noite. E hoje quem liga pro CQC? Já o Pânico que tá há quase 10 anos no ar e é crucificado por meio mundo, por mais que seja apelativo em alguns momentos, soube se reinventar sem nunca deixar de ser engraçado. Hermes e Renato nunca fez questão de agradar ninguém, e os cinco palhaços deixavam claro que estavam se divertindo pra cacete, em primeiro lugar. Sem ligar pras críticas do tipo "só tem palavrão", "é ridículo e de mal gosto" "humor infantil". Foda-se, era ENGRAÇADO. Passaram dez temporadas, eles seguiram seus caminhos, foram pra Record e viraram só mais um grupo de humor. Continuo respeitando os profissionais que são, mas não assisto e nem faço questão, porque já não é a mesma coisa. E o antigo Hermes e Renato faz falta pro humor, e como. E agora com a ida do Adnet pra Globo , o humor na TV parece que está com os dias contados mesmo (quero estar errado). E a saída pra isso deve ser a internet. Particularmente, o melhor do humor brasileiro nesse exato momento, é o canal Porta Dos Fundos (recomendo demais!), no Youtube. Bem esculachado, escrotizador e insano. Do jeito que o antigo H&R era.

 Sou um cara muito nostálgico e saudosista, e coisas que fizeram parte da minha infância e adolescência são sagradas pra mim. E é triste saber que provavelmente nunca mais terei um episódio inédito de Hermes e Renato como costumava ser, e que eles já fazem parte do passado. Resta caçar os vídeos no Youtube e ser feliz. Só tenho pena que a molecada de hoje em dia não vai um representante da escrotisse e tosqueira na televisão. Caçando uns vídeos deles esses dias no Youtube vi um comentário que praticamente definiu tudo que eu penso de Hermes e Renato, e é com ele que eu encerro esse post. Obrigado Fausto Fanti, Bruno Sutter, Adriano Silva, Felipe Torres e Marco Alves.

"A imundice, a escrotisse, o baixíssimo nível, a putaria escrachada e a total falta de respeito pela moral e os bons costumes fazem de Hermes e Renato simplesmente o melhor programa de humor da HISTÓRIA de toda a TELEVISÃO MUNDIAL"



Gostou dessa matéria e quer ficar sabendo de mais coisas sem sentido como essa? Então curta nossa página no facebook.

4 comentários:

  1. Cara Show de bola! parabéns pelo texto. Sou fã de H&R e ainda acredito que o grupo volte para MTV ou ate mesmo na internet, e com a volta do Away de petrópolis e o Brunho Shutter

    ResponderExcluir
  2. Opa, valeu pelo comentário cara! Acho difícil eles voltarem pq a grana que tem ganhado na Record não vai deixar. Mas também tenho esperança, quem sabe?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eles não são cariocas, são petropolitanos. Para ser mais exata, apenas um deles, o Adriano (Joselito) é carioca da gema. Os quatro restantes são fluminenses de Petrópolis, de onde o grupo surgiu.

    ResponderExcluir
  4. Eles voltaram p MTV! Ainda há esperança da tosqueira voltar a existir! Lá eles serão livres como antes e talvez depois da decepção da Record, vão bota p F*, rs.

    ResponderExcluir

 
  • Mídia ao Sugo © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Web Hosting , Blogger Templates and WP Themes